Sabemos que na terra existem áreas onde faz muito calor e áreas muito frias. por exemplo, nos pólos faz muito frio praticamente o ano todo, já nas regiões próximas a linha do equador, a temperatura em geral é elevada todos os meses do ano .
Como se explica essa diferença de temperatura entre essas duas regiões ?
Você sabe que o calor que sentimos vem dos raios solares. Nas áreas equatoriais, esses raios alcançam a terra mais diretamente,isto é,a inclinação dos raios solares. Já nas zonas polares,eles são bastantes inclinados. É por isso que próximo do equador a temperatura é elevada e próximo dos pólos é baixa.
Como resultado do aquecimento maior que ocorre na região equatorial, e do menor aquecimento na região dos pólos, a superfície terrestre foi dividida em zonas climáticas ou zonas térmicas.
São cinco as zonas climáticas da terra:
- zona tropical ou inter tropical, esta localizada entre o tropico de câncer e o tropico de capricórnio. É a região mais quente da terra.
- zona temperada do norte, entre o tropico de câncer e o circulo polar ártico. Como recebem raio do sol mais inclinados,são menos aquecidas e iluminadas . nessas zonas, é fácil receber a passagem das quatro estações do ano, pois ai cada estação apresenta as características que a diferenciam nitidemente das outras.
- zona temperada do sul, entre o tropico de capricórnio eo circulo polar antártico.
- zona polar do sul, abrange as áreas localizadas dentro do circulo polar antártico.
- zona polar do norte, abrange as áreas situadas dentro do circulo polar ártico.
As zonas polares são as regiões mais frias do planeta, essas zonas recebem os raios do sol muito inclinados e, por tanto, muito fracos .por causa disso são muito frias . por esse motivo, ocorrendo nelas e formação de grandes geleiras.
A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical . daí por porque o Brasil , em geral , predominam temperaturas elevadas.É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares ,deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário